Salvador

Em Salvador, ministro da Defesa participa de reunião sobre ações contra óleo no litoral

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, esteve em Salvador nesta quarta-feira (30) para acompanhar as ações de prevenção, monitoramento e limpeza das praias afetadas pelas manchas de óleo que chegaram na Bahia no início de outubro.

Após a reunião, o ministro conversou com a imprensa e disse que medidas estão sendo tomadas para que as praias sejam limpas o mais rápido possível. “As praias do Nordeste são símbolos do Brasil”, Fernando Azevedo e Silva.

O ministro chegou por volta das 18h30 no aeroporto de Salvador. De lá, ele seguiu para o Comando do 2° Distrito Naval, no bairro do Comércio, onde chegou por volta das 19h10. Junto com uma equipe da Marinha e do Ibama, ele foi à sala onde é feito o monitoramento das áreas afetadas pelas manchas.

Ministro se reuniu com representantes da Marinha e do Ibama — Foto: Maiana Belo/G1 BahiaMinistro se reuniu com representantes da Marinha e do Ibama — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia

Ministro se reuniu com representantes da Marinha e do Ibama — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia

Após o encontro, o ministro falou sobre o que o governo e os órgãos federais estão fazendo para que se resolva a situação das manchas no mar do Nordeste. Disse ainda que a Polícia Federal já instaurou um inquérito para investigar as causas das manchas.

“Temos três fases. A de apuração, para descobrirmos a causa do óleo. Outra fase é a contenção: tentar identificar o local [do vazamento] no mar, para fazer a contenção. E a terceira fase é o reparo dos danos”, disse.

O ministro falou que embarcações da Marinha e do Ibama já foram colocadas na região sul da Bahia, principalmente na área do Parque Nacional de Abrolhos, local que sofre ameaça do óleo.

Antes de chegar à capital baiana, o ministério foi às cidades de Belém e Recife, onde visitou os Centros Operacionais da “Operação Amazônia Azul – Mar limpo é Vida”, também para investigação, combate e prevenção das manchas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Nosso WhatsApp
Fechar
Fechar